sábado, 21 de maio de 2011

Semanas 4, 5 e 6 – 01/06/2011 até 21/06/2011

Nessas três semanas trabalhamos na análise e no tratamento do Banco de Dados; na análise da ferramenta escolhida e na infra-estrutura necessária para atender a solução escolhida.

A solução prevista originalmente no projeto era o desenvolvimento de um sistema a partir do zero. Esse desafio seria bastante grande, e com certeza o sistema desenvolvido não seria flexível o suficiente para poder evoluir conforme as necessidades futuras do instituto.

Decidimos então pela mudança na solução. Foi feita uma pesquisa rápida de disponibilidade de sistemas de CRM (customer relationship management - gerenciamento de relacionamento com clientes) que pudessem ser usados a custos razoáveis pelo instituto. Algumas soluções (Relenta, RSS Free Edition, Centric CRM) apresentam limitações na sua versão gratuita. Outras (Salesforce) tem um custo (pequeno) e/ou são baseadas na nuvem (cloud computing). Acabamos decidindo pela ferramenta SugarCRM, pois pareceu bem recomendada nos comparativos pesquisados (http://www.smallbizcrm.com/open-source-crm-software-small-businesses.html), além de ser razoavelmente conhecida (600.000 usuários) e contar com suporte oficial no Brasil (http://www.lampadaglobal.com/), caso haja necessidade futura.

O SugarCRM é uma plataforma altamente configurável, bastante complexa, mas cremos que conseguimos deixá-la bem usável desativando funcionalidades que não foram previstas no projeto. Mantivemos basicamente as funcionalidades referentes a Contatos, Contas (Empresas), Campanhas e Listas de Nomes (Targets).

A instalação do SugarCRM em uma máquina virtual VMWare com linux Ubuntu Server foi relativamente simples, mas enfrentamos alguns problemas na instalação do pacote de linguagem português, que foram resolvidos com uma reinstalação.

Cronograma Atualizado